Perseveranc- equipe borgonoviEntre julho de 2001 e fevereiro de 2002 o setor de Shopping Center passou por momentos difíceis. Dentro do ambiente de economia de energia, instalado quase que no Brasil inteiro, tivemos que, compulsoriamente, gastar 20% a menos de energia elétrica. O não cumprimento dessa meta de -20%, sem entrar em muitos detalhes, causaria um encargo financeiro muito elevado. Fomos obrigados todos a economizar. Mas como? Os Shopping Centers já viviam em um ritmo de economia agressivo. Manter o custo de condomínio baixo sempre foi parte importante da gestão. Partimos então para medidas radicais. E, aqui, a decisão de qual caminho tomar foi fundamental. Não é agradável tomar medidas impopulares. Mas, o gestor sabe o que é necessário ser feito, e deve criar condições para viabilizar isso. Diminuir o horário de funcionamento do ar condicionado, das escadas rolantes, da iluminação, dos letreiros do Shopping Center e de suas lojas, enfim, tudo aquilo que dá brilho e vida ao nosso negócio. Criou-se um ambiente muito triste, deprimente que se somava a pouca disposição de gastar dos consumidores, bombardeados de informações sobre o quanto o futuro seria negro se não economizássemos energia.

Na época, tinha sob minha responsabilidade direta dois empreendimentos: Galleria Shopping em Campinas e Raposo Shopping em São Paulo. Em ambos, conseguimos cumprir as metas impostas e nunca pagamos multa. Isso só foi possível graças a um grande trabalho de equipe. Sustentado por dois pilares, comunicação e comprometimento, aglutinaram-se forças de funcionários do Shopping Center, dos lojistas, dos Empreendedores, todos com o mesmo objetivo. Todos sabiam exatamente o que fazer e porque fazer.

Parece que haverá uma reedição desse indigesto assunto. É inacreditável como não aprendemos a lição e não nos preparamos! Racionamento, difícil situação econômica, queda do índice de confiança da população, tudo isso provoca em nosso negócio um forte impacto. Mais um desafio pela frente. Como tantos outros que já enfrentamos e vencemos. O negócio Shopping Center é bastante resistente às crises e turbulências.           O segredo está sempre no planejamento. Planejamento para absorver as derrotas em algumas batalhas e para vencer a guerra. Shopping Center tem vida longa e exige planejamento e paciência para os resultados que são de longo prazo. E, não serão um ano ou dois de crise que poderão abalar nosso negócio.

1 Comentário

  1. Suzy disse:

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