importância da imagemEm tempos difíceis como vivemos, a imagem de um Shopping Center, pode ser a diferença a ser considerada, quando um lojista escolhe este ou aquele empreendimento para se instalar.

O público consumidor, por sua vez tem à sua disposição, estabelecimentos muito parecidos uns com os outros. Muitas lojas idênticas, cinemas muito bons, praças de alimentação semelhantes, etc. Para tornar o panorama mais difícil, vimos nos últimos anos a implantação de Centros de Compras, muito próximos uns dos outros. Mais uma vez a imagem do Shopping Center, poderá ser a diferença a ser considerada na hora da escolha de onde ir consumir.

A construção de uma imagem para o Shopping Center, é um trabalho longo e de muita determinação. A imagem tem muitos aspectos e componentes, mas tenho convicção que tudo se inicia na formação de uma cultura forte.

Uma base sólida para formação de uma cultura pode ser resumida em duas palavras: transparência e eficiência.

A transparência, deve ser seguida em diferentes segmentos do Shopping Center: na comunicação, na prestação de contas, nas respostas ao público consumidor, tanto no individual como no coletivo, na divulgação dos códigos de postura e procedimentos, e principalmente, na sua posição dentro da comunidade onde está inserido, e com muita clareza, sobretudo em relação aos aspectos sociais e ambientais.

A eficiência deve ser traduzida no gerenciamento de custos, nas atualizações e renovações tecnológicas, na antecipação de acontecimentos, no contínuo alinhamento de metas, na formação de condições de ajustamento para mudanças de contexto tanto no campo de instalações físicas quanto no campo do Marketing, e principalmente eficiente no campo de gerenciamento de recursos humanos.

Com esse quadro acima, traduzido em objetivos claros e definidos, sem que ninguém tenha dificuldade de entender, é então a hora das lideranças atuarem, divulgando e reproduzindo o claro propósito da formação da cultura do empreendimento. O papel das lideranças é de transmitir conhecimentos, ensinamentos, mas principalmente dar exemplos na forma de seu próprio comportamento no dia a dia.

Dessa maneira, teremos compromisso dos funcionários, ambiente de trabalho íntegro e produtivo, relações de confiança reforçadas em toda a estrutura de funcionamento, e estaremos criando a “reputação” do Shopping Center.

À essa base comum de “reputação” serão adicionados os componentes de marketing específicos de cada Shopping Center formando assim a imagem, propriamente dita. Essa será reconhecida na hora da escolha pelos clientes lojistas e clientes consumidores.

36 Comentários

  1. Ice disse:

    Good to find an expert who knows what he’s tailkng about!

  2. Etta disse:

    This piece was a liekajceft that saved me from drowning.

Comentar

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>