Zildo Borgonovi.

custos de condominio

No começo deste mês de julho mais uma vez tivemos aumento de custos de energia elétrica. Dada à representatividade que essa despesa tem na composição dos custos de condomínio, nunca é demais comentar sobre ações que possam diminuir o impacto desse aumento no rateio de despesas. Essas recomendações podem ser óbvias, fatíveis ou não, podem até já terem sido implementadas. Mas sempre é bom relembrá-las, evitando que passem despercebidas na rotina do dia a dia do Shopping Center.

Essas ações devem ser consideradas por diversos aspectos. Algumas exigem investimentos, outras não, algumas são de longo prazo e outras de efeito imediato. Também merecem atenção distinta as ações para as áreas comuns do Shopping Center e para as áreas ocupadas pelos lojistas.
Como todos nós sabemos, nenhum conjunto de ações terá sucesso se não aplicarmos os velhos conceitos de: planejar, executar, controlar e agir corretivamente. Todos os princípios de gestão e principalmente a adoção de procedimentos são obviamente necessários para o sucesso das ações abaixo descritas.

Ações que exigem investimentos:

• Estudos e projetos de viabilidade para modernização das instalações de ar condicionado. Os equipamentos atuais são muito mais eficientes do que há dez anos. O ar condicionado é, de forma geral, responsável pela metade do consumo de energia elétrica. Novos processos de acumulação de água gelada ou mesmo de geração de energia nos horários de ponta, onde a energia é mais cara, são hoje mais possíveis do que há pouco tempo.
• Estudos para a utilização de portas automáticas associadas a antecâmaras para reduzir a perda de ar condicionado.
• Estudos e projetos de luminotécnica, substituindo lâmpadas e luminárias por outras mais eficientes (LED). Além do consumo menor de energia elétrica produzem menos calor e ajudam no desempenho do ar condicionado.
• Estudos e projetos para maior aproveitamento da luz natural.
• Estudos e projetos para instalação de controlador de demanda, banco de capacitores, ou outros equipamentos que evitem possíveis multas por parte das concessionárias.

Ações que não exigem investimentos:

• Usar cores claras (branco) nos tetos e paredes das garagens e de corredores de serviço.
• Instalar sensores de presença em áreas de serviço e outras áreas de pouco transito de pessoas.
• Estudar e eliminar sobrecarga ou perda de circuitos elétricos.
• Estudar e eliminar os trabalhos noturnos, como limpeza e obras, setorizando a iluminação das áreas comuns após o fechamento para o público, mantendo-a apenas para as necessidades de segurança.
• Setorizar o uso do estacionamento, iluminando setores conforme a ocupação.
• Revisar e manter a limpeza dos filtros dos fan-coils;

Ações recomendadas para os lojistas:

• Executar manutenção e manter limpos, e principalmente desobstruídos, os filtros dos fan-coils, no interior das lojas.
• Instalar sensores de presença nos mezaninos, áreas de estoque, provadores, etc.
• Substituir lâmpadas e reatores.
• Eliminar sobrecarga de circuitos elétricos.
• Manter limpas as lâmpadas e luminárias.
• Manter novas as guarnições de geladeiras e freezers.
• Manter limpos os filtros das coifas e seus elementos.

Não pretendo neste texto, esgotar o tema, mas sim chamar a atenção de quão vasto é o assunto de eficiência e economia de energia elétrica. É preciso ressaltar sua importância, pois não existem sinalizadores de que esse custo voltará a patamares anteriores. Não vivemos uma crise de preço de energia elétrica, vivemos um novo patamar de custos. Portanto, planejamento de longo prazo trará sim, resultados.

Nestes tempos de dificuldades os custos de condomínio merecem mais atenção, porém este estado de uso eficiente e racional de recursos tem que se tornar cultura em qualquer Shopping Center, por isso, deixo mais uma recomendação:

É extremamente necessário o desenvolvimento de uma campanha de conscientização dos funcionários, lojistas, fornecedores quanto ao aumento de custos de condomínio. A comunicação é um grande passo para que tenham plena consciência do uso eficiente e econômico da energia elétrica, e de outros insumos.

E porque não é tão simples a implementação de ações que consideramos tão necessárias? Porque há o envolvimento de pessoas e uma grande mudança de comportamento. É necessária uma condução firme e competente da liderança do Shopping Center para envolver todos nessas ações de redução de custos de condomínio.

4 Comentários

  1. over mistakes disse:

    New processes of accumulation of cold water or even energy generation during peak periods, when energy is more expensive, over mistakes are more likely and useful today than before.

  2. lindarichards disse:

    I guess that is extremely necessary to develop the awareness campaign for employees, shopkeepers, and suppliers to increase condominium costs. Kind Regards, http://dissertationediting.org/thesis.php, writing center

  3. HelenHarley disse:

    These recommendations may sound obviously, or they may have already been implemented. But it is always good to remember them, always avoiding them to remain unnoticed in the day-to-day routine of the Shopping Center. http://proofreading-services.org/

  4. Beatrice disse:

    Peecfrt answer! That really gets to the heart of it!

Comentar

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>